paganismo - traduzione in russo
Diclib.com
Dizionario ChatGPT
Inserisci una parola o una frase in qualsiasi lingua 👆
Lingua:

Traduzione e analisi delle parole tramite l'intelligenza artificiale ChatGPT

In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:

  • come viene usata la parola
  • frequenza di utilizzo
  • è usato più spesso nel discorso orale o scritto
  • opzioni di traduzione delle parole
  • esempi di utilizzo (varie frasi con traduzione)
  • etimologia

paganismo - traduzione in russo

GRUPOS RELIGIOSOS POLITEÍSTAS EM TERRITÓRIOS ROMANOS PRÉ-CRISTÃOS OU MOVIMENTO RELIGIOSO MODERNO
Pagão; Tipos de Paganismos; Pagãos; Antiga Religião; Antiga religião; Pagã; Religiões pagãs; Pagãs; Cultura pagã; Deuses pagãos

paganismo         
язычество
pagão         
языческий, -ãos) язычник, идолопоклонник
paganismo m      
язычество

Definizione

Paganismo
m.
Religião dos Pagãos.
Os Pagãos.
Politheísmo; idolatria.
(Do lat. "paganus")

Wikipedia

Paganismo

Paganismo (do latim paganus: "camponês" e "rústico", derivado de pagus: "aldeia") é um termo geral usado para referir-se às antigas tradições e cultos politeístas ou animistas (caracterizada pela ausência de proselitismo e a presença de uma mitologia viva), principalmente em um contexto histórico, à mitologia greco-romana, bem como as tradições na Europa e na região norte da África antes da cristianização. Em definições estreitas, não incluem as religiões mundiais e restringem o termo às correntes locais ou rurais que não são organizadas como religiões civis. Etnólogos evitam o termo "paganismo", devido ter significados variados pós-cristianismo, referindo-se à fé tradicional ou histórica, preferindo categorias mais precisas, tais como o politeísmo, xamanismo, panteísmo ou animismo.

Em sentido amplo, engloba às religiões contemporâneas, que incluem a maioria das religiões orientais e as tradições indígenas da América, da Ásia Central, da Austrália e da África, bem como às religiões étnicas não abraâmicas em geral.

Na perspectiva cristã, o termo foi historicamente usado para englobar todas as religiões não abraâmicas. O termo "pagão" é uma adaptação cristã do gentio do judaísmo e, como tal, tem um viés abraâmico inerente, com todas as conotações pejorativas entre o monoteísmo ocidental, comparáveis aos pagãos e infiéis também conhecidos como cafir (كافر) e mushrik no Islã.

Desde o século XX, os termos "pagão" ou "paganismo" tornaram-se amplamente utilizados como uma autodesignação por adeptos do neopaganismo. Como tal, vários estudiosos modernos têm começado a aplicar o termo de três grupos distintos de crenças: politeísmo histórico (como a mitologia celta e o paganismo nórdico), religiões indígenas, folclóricas e étnicas (como a religião tradicional chinesa e as religiões tradicionais africanas) e o neopaganismo (como a wicca, o reconstrucionismo helénico e o neopaganismo germânico).